Câmara de Araguaína homenageia UFT e Defensoria Pública

Esta semana foi marcada por homenagens na Câmara Municipal de Araguaína. Durante a sessão ordinária da segunda feira 14, foi comemorado os 15 anos de criação da Universidade Federal do Tocantins, instituída pela Lei 10.032, de 23 de outubro de 2000, com efetiva implantação a partir do dia 15 de maio de 2003 quando os primeiros professores tomaram posse.

De acordo com o Professor Doutor José Manoel, Diretor do Campus de Araguaína, que representou a universidade na sessão, o processo de criação e implantação da UFT representa uma grande conquista para o povo tocantinense. José Manoel destacou o trabalho que a universidade vem realizando com seus 18.581 alunos nos 64 cursos de graduação e 1.303 alunos nos 37 cursos de pós-graduação entre mestrados profissionais e acadêmicos, doutorados e mestrados e doutorados em rede.

Em relação ao curso de medicina da UFT aqui em Araguaína, o diretor disse que deverá funcionar a partir de Agosto deste ano. José Manoel agradeceu em nome do Reitor Professor Doutor Luis Eduardo Bovolato, o empenho do vereador Marcus Marcelo (PR) em colaborar no processo de implantação indo com o reitor a Brasília, convidado pelo Senador Vicentinho Alves (PR), despachar como o ministro da Educação, situações que estavam paradas e impediam a instalação do curso.

José Manoel disse ainda que o objetivo da universidade é tornar-se reconhecida até 2022 sendo uma Instituição de excelência no campo da pesquisa e extensão, e finalizou enfatizando a importância de investir na educação. ”Investir na educação é um dever, pois é na educação e com a educação que o Brasil irá crescer e se desenvolver”.

Os vereadores parabenizaram a UFT reconhecendo sua importância no estado no processo de formação de profissionais e cidadãos conscientes formadores de opinião. O vereador Marcus Marcelo agradeceu as palavras do diretor dizendo que está muito feliz em fazer parte desse momento colaborando com a implantação do curso de medicina no campus de Araguaína. O diretor do campus de Araguaína estava acompanhado do Professor Doutor Francisco Edviges, da coordenadora e alunos da UMA.

Atendendo requerimento da mesa diretora, a sessão ordinária da terça feira 15 homenageou a Defensoria Pública do Estado do Tocantins reconhecendo o trabalho realizado por defensores e servidores. A sessão contou com a presença das defensoras públicas Alana Menezes Aurélio e Michele Vanessa do Nascimento, dos defensores Luís da Silva Sá, Rubismark Saraiva Martins e Sandro Ferreira Pinto, e de servidores da Instituição na cidade.

O defensor público Rubismark Saraiva, que representou os colegas na sessão, fez uma larga explanação do trabalho feito pela defensoria em todo o estado, citando diversos casos e situações que foram solucionadas por interferência e participação da defensoria pública enfatizando que a defensoria é um órgão independente, mas essencial ao funcionamento jurisdicional.

Rubismark disse que como filho e cidadão de Araguaína estar orgulhoso de falar da Defensoria Pública. “Isto me deixa emocionado e é uma satisfação minha estar aqui”, disse, na  tribuna da Câmara.

O defensor destacou também que a Defensoria Pública se assemelha muito ao Poder Legislativo, “Não há um poder que escute mais os clamores da sociedade como o Poder Legislativo”, finalizou.

O presidente da Câmara de Araguaína, vereador Marcus Marcelo, seguido pelos demais vereadores, parabenizou os defensores pelas ações realizadas em todo o estado, enfatizando o trabalho coletivo realizado pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins.