Câmara de Araguaína visita APAE

Para os vereadores de Araguaína, a terça feira 24 foi inteiramente dedicada a APAE. Logo cedo, os vereadores visitaram a sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e a Escola de Ensino Especial Raios de Luz, APAE de Araguaína.

Os vereadores foram recebidos pelo Presidente Luzmar dos Santos que apresentou a instituição, colaboradores e algumas de suas demandas. Na APAE os vereadores conheceram de perto a realidade dos apaeanos, percorreram as dependências da escola e conversaram com servidores e alunos.

Na parte da tarde, a agenda dos vereadores continuou com a APAE. Atendendo a um requerimento do vereador Aldair da Costa Sousa, (Gipão) (PR), a Câmara recebeu os apaeanos durante a sessão ordinária do dia 24/10/2017. Nesse dia, o plenário ficou lotado e, na pauta, diversas reivindicações para melhorar o trabalho da instituição.

O presidente da APEL, Luzmar dos Santos, pediu apoio dos vereadores para constituir a pactuação do convênio com a Secretaria Municipal de Saúde e cadastrar a APAE de Araguaína como ponto de regulação, visando a facilitar o fluxo da área de saúde; pediu também o passe-livre intermunicipal para apaeanos e a continuação da revitalização do Córrego Canindé, entre outros.

Em relação ao convênio, o Secretário Municipal de Saúde, Jean Coutinho, disse que o convênio já existe e que já tem profissionais cedidos. O secretário acrescentou que o município inaugurou o Centro de Fisioterapia e que foi preciso direcionar os profissionais dessa área para o centro e que, com isso, a Secretaria não pôde disponibilizar mais profissionais para a APAE. Além disso, o Secretário se colocou a disposição para quando forem destinadas as emendas, oferecer todo suporte e apoio à Instituição.

No momento, o vereador Terciliano Gomes (SD) sugeriu que fosse elaborado um documento em conjunto e encaminhá-lo para os Deputados Estaduais e Federais, para que os mesmo se sensibilizem com as demandas da APAE.

Para o presidente da Câmara Municipal de Araguaína, vereador Marcus Marcelo (PR), visitar a APAE é sempre muito bom. “Desta vez viemos todos juntos, todos os vereadores, viemos ver de perto a realidade, ouvir as demandas, saber como está a APAE. Foi um convite do Professor Luzmar que prontamente atendemos; a APAE faz um trabalho fantástico, todos nós precisamos ajudar esta instituição”, disse o vereador.

Luis Boenergio
Diretor de Comunicação da Câmara Municipal de Araguaína