Câmara Municipal aprova Projeto de Lei que institui a Semana de Orientação e Combate a Diabetes

Foi aprovado, na Câmara Municipal de Araguaína, o Projeto de Lei n° 048/22, que institui a Semana de Orientação e Combate a Diabetes no âmbito do Município de Araguaína, de autoria do vereador Ygor Cortez (União Brasil).

Diabetes é mais um dos males crônicos que, quando não diagnosticada e tratada corretamente, deixa o caminho livre para complicações severas. A última edição do Atlas da Diabetes (2019/2020), publicado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), estima que quase 8% da população vivem com a enfermidade hoje no Brasil – isso, em números reais, é muita gente, cerca de 16,8 milhões de adultos dos 20 aos 79 anos. Silenciosa, a doença só apresenta sintomas depois de bons anos de sedentarismo e alimentação desregrada.

Há diversos tipos de Diabetes, já que o desarranjo pode ter relação com a produção ineficiente ou com o mau uso de insulina pelo corpo. Por isso, os médicos classificam as variações de manifestação em tipos: diabetes 1, diabetes 2, pré-diabetes e diabetes gestacional.

Segundo o vereador, “o problema da diabetes é o silêncio, pois muitas pessoas têm a doença, mas não sabem. Então vamos reforçar na Semana de Combate à Diabetes um trabalho de conscientização e informação em vários lugares para que todos possam saber onde e como procurar ajuda para esta doença, pois é uma doença que necessita de cuidados e a população precisa estar instruída sobre esse mal”, finalizou o vereador.