Câmara Municipal de Araguaína disponibiliza intérprete de libras para comunidade surda

A Câmara Municipal de Araguaína tem investido em iniciativas que visam a inclusão de pessoas com deficiência em seus serviços e atividades. Uma dessas iniciativas é a disponibilização de um intérprete de libras para atender a comunidade surda.

O presidente da Câmara Municipal de Araguaína, vereador Marcos Duarte, destacou a importância da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade e na política.

“A inclusão é um direito de todos os cidadãos e é nosso dever como gestores públicos garantir que todas as pessoas, independentemente de suas limitações, possam ter acesso aos serviços e informações oferecidos pela Câmara Municipal de Araguaína”, afirmou Duarte.

Marcos Duarte ressaltou que a Câmara Municipal de Araguaína continuará investindo em iniciativas que promovam a inclusão e a igualdade.

“O intérprete de libras é uma ferramenta fundamental para garantir que a comunidade surda possa ter acesso pleno aos nossos serviços e informações. Estamos comprometidos em continuar trabalhando para construir uma cidade mais inclusiva e justa para todos”, concluiu o presidente da Câmara.

Diego Leão, intérprete de libras da Câmara Municipal de Araguaína, lembrou que inclusão dos Surdos perpassa por uma questão linguística (libras e português) e deve ser uma preocupação constante de todas as instituições públicas garantir a circulação das informações em ambas as línguas.

“Como intérprete de libras, tenho a responsabilidade de intermediar as informações e os serviços ofertados pela Casa Legislativa de Araguaína, que foi uma das primeiras do norte do país a implementar esse serviço bilíngue.”, afirmou Leão.

Hugo Brauna, que é surdo, quando visita a Câmara em busca de informações sobre o Poder Legislativo sempre é atendido pelo intérprete de Libras.

“A Câmara Municipal de Araguaína está de parabéns. É de grande importância a presença de intérpretes de Libras em instituições públicas e privadas para que o atendimento ao cidadão surdo seja garantido. Pagamos nossos impostos e cumprimos os deveres sociais assim como os ouvintes, de igual forma queremos nossos direitos assistidos. Direitos esses que perpassam por uma dimensão linguística, seja a Educação Bilíngue ofertada para crianças surdas, intérpretes de Libras proficientes e que mantenham uma relação próxima e ética com a comunidade surda”, frisou. (Rafael Chaves / Ascom Câmara de Araguaína)