Câmara Municipal realiza Audiência Pública para debater sobre o Cemitério Público Municipal

A Câmara Municipal de Araguaína realizou, nesta segunda-feira (20/09), uma audiência pública para tratar de assuntos relacionados à situação do Cemitério Municipal de Araguaína. A Audiência foi solicitada pelo vereador Geraldo Silva (MDB), por meio do requerimento nº 1090/21, aprovado por unanimidade em sessão ordinária do Legislativo.

O vereador Geraldo Silva pontuou que a falta de espaço no cemitério público é um problema antigo e que precisa ser resolvido o quanto antes: “essa é uma luta que essa Casa já tem feito várias discussões. Ainda em 2019 realizamos Audiência Pública para tratar deste assunto e essa problemática que nós observamos, infelizmente ainda não foi resolvida. Ainda não temos um projeto, de fato, concreto para a construção de um novo cemitério público e nós sabemos da grande necessidade que é essa discussão e os benefícios que esse projeto trará para a sociedade araguainense. Estamos aqui mais uma vez em busca de respostas para tentar resolver esse problema.”, destacou.

Durante a audiência os parlamentares cobraram respostas mais claras e soluções objetivas, questionando o Procurador Geral do Município sobre os prazos necessários para a construção de um novo cemitério público. Como resposta, os vereadores ouviram que há um processo judicial por meio do qual a demanda está sendo tratada e que a solução só ocorrerá após a resolução do referido processo.

Foram convidados para participar da audiência o Sr. José da Guia, Secretário Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação; a Sra. Fernanda Ribeiro, Secretária de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente; o Sr. Frederico Prado, Secretário Municipal de Planejamento; o Sr. Neif Gomes, Presidente da Fundação de Atividade Municipal Comunitária (Funamc); o Sr. Luso Cardozo, representante da Funerária Arapax; a Sra. Luana Barbosa, representante da Funerária Jardim das Paineiras; o Sr. Guilherme Henrique, representante da Funerária Pax Social; o Sr. Jacó Barros, representante da Funerária Araguapax; o Sr. Pablo Mendonça, Defensor Público Coordenador NUAMAC; o Sr. Airton Almicar, Promotor de Justiça da 12° Promotoria de Justiça; e o Sr. Gustavo Fidalgo, Procurador Geral do Município de Araguaína. Na ocasião, os convidados prestaram esclarecimentos e responderam aos questionamentos dos parlamentares.