Araguaína – TO, quinta-feira , 2 de fevereiro de 2023.

Câmara Municipal recebe voluntárias do projeto social “Salva Um” para debate sobre prevenção ao suicídio

Na manhã desta quarta-feira (15/09), a Câmara Municipal de Araguaína recebeu as Senhoras Sergiane Pereira, Anne Lima e a enfermeira Bethânia que fazem parte do Projeto Social “Salva Um”, cuja luta é chamar a atenção da população para a conscientização e discussão sobre a prevenção ao suicídio. Elas fizeram uso da Tribuna Livre da Casa, nos termos do artigo 196 do Regimento Interno.

Para Sergiane Guimarães, idealizadora do projeto, o intuito é apresentar o projeto a todos os segmentos organizados da sociedade de Araguaína e do Estado, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a questão do suicídio. “Queremos chamar a atenção de todos para esse assunto importante, pois há necessidade urgente de implantação de políticas de acolhimento, de atenção e solidariedade para com pessoas com transtornos que levam à tentativa de suicídio e, também, buscamos apoiar as famílias que foram vítimas dessa questão sensível.”, disse Sergiane.

A campanha de prevenção ao suicídio, instituída como Setembro Amarelo, foi tema de discursos no Plenário da Câmara Municipal. Os Parlamentares defenderam o fortalecimento de políticas públicas para evitar o crescimento dos casos e oferecer apoio aos cidadãos.

A enfermeira Bhetania também destacou o apoio da sociedade que é fundamental no enfrentamento do problema. “Precisamos orientar e conscientizar a sociedade sobre a prevenção do suicídio, que é uma emergência médica que pode ser evitada através do tratamento adequado do transtorno mental de base, mas, para isso, é preciso informar corretamente e de forma responsável. Apenas dessa forma, conseguiremos diminuir os números, que são alarmantes.”

Para o presidente da Casa, vereador Gideon Soares, esse é um tema muito importante não só para a Câmara, mas para toda a Cidade. “O Legislativo, como poder que representa o povo, não poderia ficar indiferente com relação a esse tema, quando sabemos que o suicídio é a terceira maior causa de morte de jovens entre 15 a 29 anos e que 90% deles podem ser evitados, segundo a Organização Mundial de Saúde. Por isso, precisamos falar sobre o assunto. É importante debater para que as pessoas se sintam incluídas nesse processo e projetos como o “Salva Um” são de grande relevância para a sociedade.”, afirmou o presidente.