Presidente Gipão visita modelo de Escolas comunitárias no Rio Grande do Sul

Com o objetivo de fortalecer a educação, o presidente da Câmara Municipal, Aldair Costa Sousa (Gipão), acompanhou o prefeito Ronaldo Dimas em uma visita técnica a escolas comunitárias de Porto Alegre – RS.

O prefeito da cidade, Nelson Marchezan Júnior, juntamente com o secretário municipal da Educação, Adriano Naves, recepcionou o prefeito Ronaldo e o líder parlamentar com a comitiva araguainense. As visitas programadas aconteceram nas escolas Lumiar e Pequena Casa da Criança nos dias 9 e 10 de janeiro.

“É um prazer receber o prefeito Ronaldo Dimas, que conseguiu fazer um diferencial na vida dos moradores da sua cidade. E que bom que conseguimos trazer os vereadores aqui para trocar experiências e que vão deixar um legado para nós também”, observou o prefeito Marchezan.

Durante os encontros com as equipes pedagógica e jurídica da Secretaria de Educação e das escolas onde o ensino comunitário é aplicado, a comitiva teve acesso aos dados positivos das escolas e como o modelo já tem impactado de forma positiva o desenvolvimento da educação no Município.

Após as visitas inspiradoras, Gipão acredita que o novo modelo pode dar certo em Araguaína:

“Estamos buscando opções que funcionaram em outros lugares, para que possamos levar para Araguaína experiências capazes de realizar com êxito a tarefa de produzir excelentes resultados na educação. Hoje, nossa cidade tem condições de absorver esse modelo com grande qualidade.”

Escolas comunitárias

No modelo adotado na capital gaúcha, a Prefeitura faz um termo de fomento com uma entidade sem fins lucrativos para que ela seja responsável pelo gerenciamento da escola, e repassa à entidade, mensalmente, o valor por aluno e a unidade tem autonomia para fazer a gestão pedagógica e financeira, com a contratação de professores, manutenção da unidade e a implementação dos atendimentos de saúde e assistência social.

Segundo Dimas, um projeto piloto de escola comunitária será implantado em Araguaína:

“Iremos buscar instituições sem fins lucrativos que atuem na Educação e que reconhecidamente sejam de ponta, para gerenciar a unidade escolar pública que será o nosso projeto piloto, nosso teste, para que no futuro novas unidades sejam implementadas nesse novo modelo educacional”, afirmou.

Na ocasião também fizeram parte da comitiva visitante a vereadora e presidente do Conselho Municipal da Educação, Silvinha Pires e os representantes da comissão da Educação na câmara, vereador Marcus Marcelo e o relator Gilmar Oliveira, o secretário municipal da educação, José da Guia e o procurador-geral do Município, Gustavo Fidalgo.

“Estamos com uma Educação à frente de muitos municípios, acredito que a troca de experiências sobre o novo modelo possibilite mais uma opção”, disse Silvinha Pires.